COVID-19 Vs Dengue: conheça a diferença entre os sintomas

Surto de Dengue preocupa em meio a pandemia de Coronavírus

COVID-19 Vs Dengue: conheça a diferença entre os sintomas

Ao passo que a jornada para combater a pandemia do coronavírus acontece no Brasil, o país também é alvo de surtos de dengue, já que as chuvas e o clima tropical são propícios para a transmissão da doença.

Com esse cenário, pode ser difícil reconhecer se os sintomas apresentados são de COVID-19 ou dengue, visto que as duas doenças apresentam sinais clínicos semelhantes.

O novo coronavírus é transmitido de uma pessoa infectada para outra. Uma pessoa doente, elimina partículas virais com seus espirros, gotículas de saliva, catarro e outras secreções e, ao ter contato próximo com outra pessoa, pode transmitir o vírus ou infectar objetos, superfícies e/ou ambientes.

Sendo assim, uma pessoa também pode se infectar com o vírus que causa a COVID-19 quando tem contato com objetos contaminados e toca as mucosas (olhos, boca e nariz), que são a porta de entrada para o vírus.

Já a transmissão da dengue ocorre pela picada do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Desta forma, a dengue não é transmitida de uma pessoa doente para outra e sim pela picada do mosquito.


Dengue e COVID: Como diferenciá-las?

Alguns sintomas dessas doenças se confundem, como febre, dor de cabeça e dor no corpo. Em certos casos, o diagnóstico é previamente apresentado como dengue, mas depois é confirmado como COVID-19. No entanto, ainda não se sabe se é possível uma co-infecção, onde os dois vírus podem infectar uma mesma pessoa ao mesmo tempo.

A COVID-19 é uma doença respiratória aguda, na qual as pessoas infectadas geralmente apresentam febre, cansaço e tosse seca, que pode ser acompanhada de dor de garganta e dificuldade para respirar. Embora a maioria das pessoas apresente sintomas leves, a infecção pode evoluir para doenças respiratórias mais graves, como pneumonia.

Esses sintomas respiratórios não são frequentes na dengue, e apesar de as duas doenças serem febris e causarem dor de cabeça, dor pelo corpo e cansaço, esses sinais são mais intensos quando provocados pela dengue.

Além disso, a dengue é caracterizada por dores nas articulações, problemas gastrointestinais, manchas avermelhadas pelo corpo, além da queda no nível de plaquetas do sangue o que leva aos sangramentos que caracterizam a forma grave da dengue.