Acompanhamento por estado: colheita da soja atinge 12,4% no Brasil

Ritmo segue atrasado em comparação à safra anterior. Mato Grosso segue como o estado que mais soja retirou dos campos. Confira a lista:

Acompanhamento por estado: colheita da soja atinge 12,4% no Brasil

A colheita da soja avançou pouco de uma semana para a outra no Brasil, mostra o levantamento realizado pela consultoria Safras & Mercado. Até o momento, 12,4% dos 38,6 milhões de hectares semeados foram colhidos, menos que os 30,4% do mesmo período de 2020. Na semana passada, a porcentagem era de 7,1%. Na média histórica o Brasil colhe 26,6% da soja até este momento.

Entre os estados, Mato Grosso segue como o que mais colheu até agora, com 34% dos 10,3 milhões de hectares colhidos. O ritmo ainda é bastante atrasado se comparado aos 74% do ano passado. Na semana passada tinham colhido 22%, o que mostra que mesmo com as chuvas os produtores estão conseguindo trabalhar.

Já Goiás conseguiu mais do que dobrar o ritmo de colheita de uma semana para a outra, atingindo agora 14% da área de 3,7 milhões de hectares colhidos, contra os 6% da semana passada. Já em 2019, nesta mesma época, o estado havia colhido 29% da soja.

Por fim, completam a lista de estados que começaram a colher: Tocantins, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais.