'Derrubando muros', diz indígena de MS sobre curta-metragem que lança em Hollywood

Indígena, gay, imigrante e latino, o o sul-mato-grossense já carrega inúmeras bandeiras. Agora, Diogo Pinto da Silva é também produtor e protagonista de 'Deconstructing Val', filme que será lançado neste mês

'Derrubando muros', diz indígena de MS sobre curta-metragem que lança em Hollywood

O sul-mato-grossense Diogo Pinto da Silva, indígena da etnia Terena, gay, imigrante, latino e agora produtor, lançará no próximo dia 28 de março sua primeira produção cinematográfica em Hollywood, nos Estados Unidos, celeiro de grandes obras da sétima arte. Mas, por causa das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o curta metragem "Deconstructing Val" chegará aos amantes do cinema de outra forma, on-line.

Para pisar nas ruas de Los Angeles, cidade norte-americana, Diogo explicou que teve que "derrubar inúmeros muros", a fim de abrir brechas diante do palco disputado que é Hollywood.

Hollywood

De motorista de aplicativo a lavador de pratos em lanchonetes, a autobiografia de Diogo renderia um filme. O ator chegou em Los Angeles há três anos. Saiu do Brasil com a personagem "Val Brazil", protagonista de seu filme, já estruturada. Depois de investidas sem sucesso no cenário da dramaturgia sul-mato-grossense, Diogo alçou voo rumo à São Paulo, cidade em que nasceu a personagem principal de seu filme. O ator relembra a trajetória marcada pela imposição de preconceitos em que vivenciou.

"Acho que a primeira vez que senti na pela foi ainda em Mato Grosso do Sul quando fazia teatro e tentei audição para um personagem principal, mas eu não encaixava no perfil, eu não era branco, loiro, galã ou coisa do tipo. Como sempre gostei de filme, me mudei para São Paulo", destacou Diogo.

Diogo explica que teve uma oportunidade de ir à Los Angeles (EUA) foi como um abraço saudoso, o ator agarrou a ideia e seguiu firme rumo à realização do sonho. O artista disse que ao chegar nos Estados Unidos já tinha a pretensão de concretizar a produção do seu primeiro filme. "Vida de imigrante, limpando chão de banheiro no começo, passando fome, levando golpes, quase fui parar na rua", contou Diogo.

Com o processo fixo em mente, pensando no futuro, Diogo terminou o roteiro de "Deconstructing Val" já em inglês. Por achar o campo muito competitivo, o artista deu início ao processo de "networking", momento em que ele buscou contatos com pessoas influentes no cenário. Após conseguir a ajuda de uma roteirista respeitada na cidade, Diogo partiu para uma nova etapa: levantar fundos para tirar o curta-metragem do papel.

"Comecei a juntar dinheiro dirigindo carros por aplicativo, todo o dinheiro era para pagar a produtora que iria filmar. Foram dois anos trabalhando dirigindo até de madrugada para poder pagar toda a equipe", lembrou Diogo.

Rumo à estreia

Diogo explica que demorou dois anos para juntar o dinheiro para pagar toda a produção. No meio do caminho, o artista, como toda a humanidade, se depararam com a pandemia de Covid-19. Dirigir por aplicativo não era mais uma opção de renda para Diogo, foi quando começou a fazer entregas em casas de pessoas.

"Posso dizer que todo o filme foi pago por mim fazendo trabalhos temporários. O espaço está sendo construído nesse momento, porque eu percebi que se eu quisesse me tornar um profissional aqui, teria que mostrar o que sei fazer primeiro antes de tudo. Ninguém me conhece e o meio é muito competitivo", disse o produtor.

O artista está "apostando no mercado" para ver como será a receptividade do público em relação ao seu filme. Várias vezes, Diogo frisou que a sua trajetória não foi fácil e "entrar" em Hollywood seria mais difícil ainda.

"Pessoas como eu não entra assim de cara em Hollywood, então tenho que cavoucar pelas beiradas e com muita calma. Hoje eu tenho um produto, um curta que vem com uma ideia, agora é lançar e torcer que desperte atenção", disse o ator.

O filme

O curta-metragem conta a história de Val Brazil, interpretada pelo próprio Diogo Pinto da Silva, é uma performer brasileira que sonha com a fama em Hollywood, mas que vê sua vida virar de cabeça para baixo depois de sofrer um estupro coletivo planejado pelo homem que a prometeu casamento e o estrelato para ela.

O público brasileiro poderá participar do evento de lançamento do filme de forma gratuita por meio da plataforma: Filmocracy. Além do lançamento do curta, haverá um bate papo com elenco e equipe, e discussões sobre cinema. Para isso é necessário fazer um cadastro prévio de um endereço de e-mail que pode ser enviado para [email protected], com o assunto "Premiere Deconstructing Val". As vagas são limitadas.