Câmara Municipal: Vice- Presidente e Vereador Gustavo Duó Preside a 13ª Sessão Ordinária ainda de forma Remota

Câmara Municipal: Vice- Presidente e Vereador Gustavo Duó Preside a 13ª Sessão Ordinária ainda de forma Remota

A 13¬™ Sess√£o Ordin√°ria de 2021, realizada nesta ter√ßa-feira (04/05) foi realizada via remota. O Presidente da Casa de Leis, vereador Robert Ziemann, após confirma√ß√£o no exame de COVID 19, se afastou das atividades presenciais, tendo o vice-presidente Gustavo Duó presidindo os trabalhos da noite.

Dois Projetos de Lei foram pauta para discussão e votação em Sessão:

Projeto de Lei 009/2021 - Em tramita√ß√£o, j√° com o manifesto das Comiss√Ķes apresentado e aprovado, sobre o transporte de animais domésticos no sistema de transporte coletivo urbano de passageiros no município de Maracaju, de autoria do vereador Gustavo Duó, foi aprovado por unanimidade entre os vereadores conectados.

Projeto de Lei 012/2021- também em tramita√ß√£o, disp√Ķe adequar à Lei n 1740/2013, de 18 de setembro de 2013, que criou o FAEAM – Fundo de Assist√™ncia ao Esporte Amador de Maracaju, foi aprovado por unanimidade.

Esses projetos seguem agora para sanção do prefeito municipal.

Além da discuss√£o e vota√ß√£o dos Projetos, os vereadores debateram em expediente seus requerimentos.

No discurso do vereador Laudo Sorrilha, foi solicitado ao Deputado Estadual Mar√ßal Filho uma emenda parlamentar individual no valor de R$100.00,00 (cem mil reais) para compra de equipamentos para montagem do Laboratório de inform√°tica da Rede Municipal de ensino de Maracaju. Cinco escolas ser√£o beneficiadas com essa solicita√ß√£o, visando contribuir com aprendizagem e desempenho de professores e alunos com ferramentas tecnológicas para ensino e aprendizagem de qualidade. É de suma import√Ęncia essa emenda para o momento em que vivemos, esse recurso ir√° beneficiar 50% das escolas Municipais, muitas pessoas t√™m que estudar online e n√£o disp√Ķe de tecnologia e essa emenda vai amenizar essa situa√ß√£o, destacou o vereador.

O vereador Oséias Enfermeiro parabenizou o secret√°rio de obras do município, pelos trabalhos de tapa buracos realizados e pedi ao mesmo uma aten√ß√£o maior a regi√£o do bairro Inacinha Rocha, solicitando a realiza√ß√£o de um recapeamento abaulado aos cantos para que a √°guas das chuvas escorram pelas laterais, ou que seja realizado um estudo para solucionar o problema. Em agradecimento ao secret√°rio de Saúde, Thiago Caminha, o vereador enalteceu as a√ß√Ķes que envolvem a vacina√ß√£o dos professores, e pediu o aumento dos números de vacinados, para o retorno da volta às aulas, e refor√ßando a solicita√ß√£o j√° realizada anteriormente, pediu ainda agilidade no recebimento dos relatórios detalhados sobre os investimentos à Covid 19, realizados em 2020.

J√° o vereador Hélio Albarello solicitou opera√ß√£o tapa buracos na rua Dr. Hil√°rio, sentido a Rua Major Carlos, devidos às muitas solicita√ß√Ķes feitas pela popula√ß√£o, que seja atendida com urg√™ncia a demanda desta regi√£o. O vereador solicitou também a recupera√ß√£o das estradas vicinais do Assentamento Guilhermina, o atual estado das vias dificulta os moradores trafegar e trazer suas produ√ß√Ķes a cidade de Maracaju.

O Líder do Prefeito, vereador Rener Barbosa solicitou relatório constando o número de pessoas que aderiram ao tratamento precoce do Covid 19, pois além das vacinas o município adotou o tratamento precoce contra o coronavírus. Ainda em sua fala o vereador reafirmou, que os vereadores n√£o s√£o contra a doa√ß√£o de terrenos, mas que sejam feitas de forma legal e passando pela Casa de leis.

O vereador Vilmar – Era do gelo, solicitou estudo de implanta√ß√£o de estacionamento de moto da Rua Mel√Ęnio Garcia Barbosa nas imedia√ß√Ķes do banco Santander, devido à falta de estacionamento adequado.

Ainda nas falas dos vereadores e usando o grande expediente o vereador Jo√£ozinho Rocha, destacou a√ß√Ķes da Comiss√£o de fiscaliza√ß√£o dos terrenos doados, ressaltando as denúncias sobre as doa√ß√Ķes irregulares que aconteceram no ano de 2020, sem passar pelo Legislativo Municipal. O vereador pediu provid√™ncias a essas a√ß√Ķes para que sejam revertidas, chamando aten√ß√£o dos colegas vereadores, para que com agilidade sejam apuradas essas doa√ß√Ķes irregulares, uma vez que obras est√£o sendo realizadas sob esses terrenos.

Nas considera√ß√Ķes finais, o vereador Rener Barbosa voltou a afirmar o favoritismo dos vereadores nas vacina√ß√Ķes dos professores antes do início das aulas presenciais de 2021.