Prestigio internacional da ministra Tereza Cristina influencia Cúpula da ONU sobre alimentos

Para o comentarista Benedito Rosa, a presença da ministra Tereza Cristina durante a Conferência do IICA influenciará positivamente o agronegócio brasileiro

Prestigio internacional da ministra Tereza Cristina influencia Cúpula da ONU sobre alimentos

Acontece nesta quinta-feira, 2, o segundo e último dia da Conferência de Ministros da Agricultura das Américas de 2021, realizado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA). O evento está sendo realizado na Costa Rica, para debater temas para o desenvolvimento dos sistemas agroalimentares e o abastecimento mundial.

Para o comentarista do Canal Rural Benedito Rosa, a presença da ministra da agricultura Tereza Cristina durante a conferência foi de extrema importância, já que a ministra tem grande influência. "A participação da ministra Tereza Cristina merece elogios, assim como sua presença na pré-cúpula em Roma e agora durante os preparativos para a cúpula dos sistemas alimentares pela Organização das Nações Unidas (ONU)", diz.

Rosa questiona a abordagem internacional em relação à agricultura moderna, já que algumas diretrizes em pauta podem interferir na prática agrícola nacional. "Durante o evento discutiram posições comuns sobre a agricultura, levando em conta uma nova perspectiva de influência de agricultura moderna, assim como insumos, máquinas, equipamentos e produção em larga escala tenham limitações e restrições no comercio internacional. Essa influência seria completamente catastrófica para a economia brasileira, argentina e estadunidense. Até mesmo seria proibido uso de cultivares geneticamente modificadas e defensivos agrícolas, com uma acusação injusta de que essa agricultura está agredindo o meio ambiente e destruindo a natureza", explica.

O comentarista ainda ressalta que os ministros da agricultura da América Latina devem apontar documentos sobre a produção agrícola latina que seguem os parâmetros de boas práticas e preservação ambiental. "Diante deste cenários, os ministros da agricultura da América Latina formularam um documento com uma posição de que a agricultura moderna em larga escala deve ter boas práticas e preservar o meio ambiente, sem prejuízos para as alternativas para a agricultura tradicional do pequeno produtor. Os ministros levarão para Nova York a preocupação em relação aos desafios da agricultura de todo o mundo tem pela frente de modo que o abastecimento mundial com segurança alimentar", conclui.