Maracaju recebe doses da vacina Janssen para aplicação da "Dose de Reforço" a partir desta quinta-feira (09)

Maracaju recebe doses da vacina Janssen para aplicação da

Envio de 1.835 doses da Janssen feito pelo Ministério da Saúde ao Governo do Estado visa reforçar imunização nas pessoas que receberam a chamada "Dose Única" do imunizante.

Maracaju recebe 1.835 novas doses da vacina Janssen com o objetivo de aplicar uma "dose de reforço" a partir de amanhã, nas pessoas que receberam a primeira dose ou "dose única" do imunizante durante a campanha de vacinação contra a COVID-19 neste ano.

Conforme nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde, evidências científicas apontam que os níveis de anticorpos aumentam nove vezes após uma semana da dose de reforço da Janssen, quando aplicada com intervalo de seis meses. Esse índice segue aumentando em até 12 vezes quatro semanas após a aplicação do reforço.

De acordo com a Coordenadora de Imunização do município Daise Oliveira o objetivo é seguir as determinações do Ministério de Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, aplicando a chamada "dose de reforço" naquelas pessoas que até então, haviam recebido apenas uma dose da vacina Janssen.

"Os calendários de vacinação seguem sendo divulgados diariamente no site do município, emissoras de rádio e redes sociais, pedimos a população que acompanhem essas divulgações e venham se vacinar com a carteirinha utilizada para a primeira dose ou dose única em mãos." Explicou Daise Oliveira.

Nesta primeira etapa há o compromisso de que tanto nesta, quanto nas demais etapas, sejam enviadas doses suficientes para que seja completado o ciclo vacinal de todos os vacinados com a Janssen. Para a Zona Rural e Distrito de Vista Alegre será seguido o cronograma da equipe de imunização, com previsão de começar as aplicações a partir deste final de semana.

"Maracaju segue firme sendo destaque na vacinação, estamos chegando no fim de ano, período onde as pessoas viajarão e muitas vezes ficam desatentas a vacinação, pedimos a todos que tomem suas doses de reforço ou terceira dose, bem como, vacinados com a Janssen, fiquem atentos para a aplicação de mais essa dose, reforçando assim a sua imunização." Destacou Thiago Caminha, Secretário Municipal de Saúde.

O Mato Grosso do Sul receberá nesta primeira etapa 200 mil doses do imunizante Janssen.