Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

UFMS

Pelo 3º ano consecutivo, UFMS carimba lista das universidades mais sustentáveis do mundo

Das 40 instituições brasileiras que entraram na lista, a UFMS ficou em 5º lugar


Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) apareceu entre as universidades mais sustentáveis do mundo pelo terceiro ano consecutivo.

O ranking "UI GreenMetric World University Rankings" avalia universidades em relação às suas práticas de sustentabilidade. Neste ano, o tema do foi "Universidades, UI GreenMetric e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em tempos de pandemia".

Das 40 instituições brasileiras que entraram na lista, a UFMS ficou em 5º lugar no geral, e em 3º, dentre as instituições federais. Já entre as 118 universidades da América Latina, ficou na 18ª posição.

Ao todo, 956 instituições de ensino do mundo todo foram avaliadas, nesta lisa, a UFMS se classificou no 163º lugar.

A UFMS participa do GreenMetric desde 2019 e, neste ano, teve a melhor classificação desde sua primeira avaliação. Além disso, foi a única do Estado listada.

Entre as universidades brasileiras, aparecem instituições como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Pontifícia Universidade Católica Do Rio De Janeiro (PUC-RIO), Universidade Federal do Ceará (UFC), entre outras.

Seis itens são avaliados para classificar as instituições de ensino: Ambiente e Infraestrutura, Energia e Mudanças Climáticas, Resíduos, Água, Transporte e Educação; e Pesquisa. A instituição responsável por realizar o ranking, Universitas Indonesia, fez diversas perguntas para avaliar o desempenho através de dados, fotos, links.

Entre as questões, o item que a UFMS mais pontuou foi na item Educação e Pesquisa: dos 1.800 pontos possíveis, ficou com 1.700.

"Se comparado com todas as 956 instituições avaliadas, a UFMS ficou em 43º lugar nesse tema em todo o mundo", explica o diretor de Desenvolvimento Sustentável, Leonardo Chaves.

"A cada ano aumenta o número de instituições participantes e o desafio de consolidar nossos bons resultados é cada vez maior. Avaliamos a participação da UFMS no GreenMetric 2021 como um bom resultado, mas ainda há muito o que ser feito", diz Leonardo.

É possível conferir o ranking completo aqui.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!