Prefeitura de Maracaju adere a Campanha "Março Lilás - Tempo de Cuidar de Você"

Prefeitura de Maracaju adere a Campanha

Ações serão voltadas a prevenção e coleta de exames das mulheres de Maracaju e também de Vista Alegre.

A Prefeitura de Maracaju através da Secretaria Municipal de Saúde, adere a Campanha Março Lilás, neste ano com o tema "Tempo de Cuidar de Você" realizando ações importantes e voltadas à saúde da mulher.

Como forma de relembrar e reforçar a importância do tema, serão realizadas ações de Atividade Física, Avaliação Antropométrica e Aferição de Pressão Arterial para as Mulheres de segunda a sexta-feira em dois pontos estratégicos na cidade, especialmente no CEPE do Cambaraí e CEPE Simão Rocha, das De 07 à 31/03, de segunda à sexta às 17:30h, abrangendo assim toda a cidade, tal ação contará sempre com o suporte de um Profissional de Educação Física e constante avaliação de dados antropométricos e aferição de pressão arterial, através de serviços da Secretaria de Saúde.

"Será um mês importante, reforçando as ações que já realizamos todos os meses, relembrando da importância da prática da atividade física e realização de exames periódicos para a prevenção ao câncer de colo uterino, lembrando que caso detectado precocemente as chances de cura são ainda maiores, reforçando que o município tem toda a estrutura para atender e tratar essa enfermidade." Explicou Thiago Olegário Caminha, Secretário Municipal de Saúde.

Ainda haverá o tradicional "Dia D" que será realizado no sábado 19-03, onde haverá coleta de exames preventivos das 07:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 horas nas Unidades Básicas de Saúde de Vista Alegre, Cambaraí, Nestor Muzzi e CEM – Centro de Especialidades médicas.

As ações do "Março Lilás" ocorrerão no período de 07 a 31 de Março.

Sobre o Março Lilás

O mês de março marca um período de atenção especial à saúde da mulher. Além de estar relacionado ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8, o Março Lilás é dedicado também à campanha de prevenção e combate ao câncer de colo uterino. Esse tipo de câncer é uma das maiores causas de morte pela doença entre as mulheres no mundo.

Em 2021, 270 mulheres morreram devido ao câncer de colo de útero, uma média de 23 mulheres por mês, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). O câncer de colo de útero, excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina.

O fortalecimento da prevenção ao câncer de colo uterino é uma das metas principais da saúde pública. Hoje é a terceira neoplasia maligna que mais mata mulheres no Brasil, sendo a principal causa de mortalidade de mulheres em idade fértil no Amazonas.

Segundo o Inca, no triênio 2020/2022, o Brasil deve registrar 16.710 casos novos de câncer de colo uterino. Para o Amazonas, a estimativa é de cerca de 700 casos novos.

Os diversos subtipos do papilomavírus humano (HPV) são os grandes responsáveis pela maioria dos casos de câncer de colo do útero. Eles são sexualmente transmissíveis e causam lesões na vagina, colo do útero, pênis e ânus.

Com informações do CONASS