Lula vence as eleições em 2º turno com 50,86% dos votos

Petista terá minoria no Congresso Nacional para tocar governo

Lula vence as eleições em 2º turno com 50,86% dos votos

Ajudado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceu o segundo turno das eleições realizadas neste domingo (30). Ele obteve 50,86% (59.890.776) dos votos, contra 49,14% (57.867.287 votos) do presidente Jair Bolsonaro (PL).


O petista terá minoria no Congresso Nacional para tocar governo, cuja maioria dos parlamentares foi eleita pelo grupo político que apoiou o presidente Jair Bolsonaro.


A vitória assegura ao petista, que já esteve no poder entre 2002 e 2010, o seu terceiro mandato no Palácio do Planalto.


Na campanha deste ano, o petista de 77 anos afirmou que não vai concorrer a um eventual quarto mandato em 2026. "Todo mundo sabe que eu tenho 4 anos para fazer isso [governar]. Todo mundo sabe que não é possível um cidadão com 81 anos querer reeleição", afirmou o político.


Lula e Bolsonaro disputaram o segundo turno depois que o petista obteve 48,43% votos contra 43,20% de Bolsonaro no 1ª turno. Esse foi o terceiro resultado mais apertado em uma eleição presidencial desde a redemocratização.


Fica atrás apenas da disputa entre Dilma Rousseff e Aécio Neves em 2014 (a petista com 46% e o tucano com 43%) e da corrida eleitoral entre Fernando Collor e Lula em 1989 (o eleito teve 47% da preferência do eleitorado no primeiro turno, enquanto o petista obteve 44%).


Com a disputa acirrada, ao longo da campanha, os dois batalharam por apoios diversos. Lula conseguiu que nomes como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), a senadora Simone Tebet (MDB) e o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) pedissem votos para ele.


Já Bolsonaro teve ao seu lado o ex-juíz Sergio Moro (União Brasil), o governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB).


A preocupação em conquistar votos do centro e da direita permeou até a escolha do vice na chapa de Lula. O ex-tucano Geraldo Alckmin, que foi derrotado pelo próprio petista na campanha presidencial de 2006, deixou o PSDB após 33 anos e se filiou ao PSB para fazer dobradinha com Lula.


Ao lado do PCdoB e do PV, o PT formou a primeira federação partidária reconhecida pelo TSE. A chapa ainda teve o apoio do PSB, Avante, PSOL e Rede.