Inabilitado a assumir qualquer cargo público, Mantega deixa Transição

Ex-ministro deixou o grupo de transição após ter recebido críticas

Inabilitado a assumir qualquer cargo público, Mantega deixa Transição

O ex-ministro Guido Mantega informou nesta quinta-feira (17) que não vai continuar na equipe de transição do presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O anúncio foi feito em carta enviada ao vice-presidente da República eleito e coordenador-geral do governo de transição, Geraldo Alckmin (PSB).


Mantega usou como justificativa a condenação que recebeu do TCU (Tribunal de Contas da União) no processo das pedaladas fiscais, que resultaram também no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2016. Com o processo, o ex-ministro está inabilitado a assumir qualquer cargo público até 25 de fevereiro de 2030.


De acordo com ele, "essa minha condição estava sendo explorada pelos adversários, interessados em tumultuar a transição e criar dificuldades para o novo governo".


"Diante disso, resolvi solicitar meu afastamento da Equipe de Transição, no aguardo de decisão judicial que irá suspender os atos do TCU que me afastaram da vida pública. Estou confiante de que a justiça vai reparar esse equívoco, que manchou minha reputação", escreveu Mantega.


Após receber a carta, Alckmin telefonou a Mantega e agradeceu ao ex-ministro pela colaboração e pelo gesto de deixar a transição para não atrapalhar o novo governo.


Mantega foi convidado a compor o grupo técnico de planejamento, orçamento e gestão. A equipe de transição ainda não definiu se ele será substituído. Com informações do R7.