Escritório de Parcerias Estratégicas concretiza ações para uma sociedade mais justa às mulheres

Escritório de Parcerias Estratégicas concretiza ações para uma sociedade mais justa às mulheres

Março representa a busca permanente de uma sociedade representativa, mais justa e igualitária para as mulheres. Celebração compartilhada pelo Escritório de Parcerias Estratégicas do Governo de Mato Grosso do Sul, que comemora a conquista de um marco concreto no equilíbrio de gênero.

Ao longo de oito anos de atuação na formulação de projetos de infraestrutura, o Escritório de Parcerias Estratégica buscou inspiração nos debates e nas leis que buscam elevar o protagonismo feminino na sociedade.

Vigente desde 2022, a Lei Estadual, nº 5.829 - Marco Legal das Parcerias - implantou ações de políticas de igualdade de gênero e de outros pilares da ESG (Environmental, Social and Governance), tendência necessária e uma resposta das empresas frente aos desafios da sociedade contemporânea em relação ao cenário político e questões trabalhistas sobre inclusão, diversidade, direitos humanos e relações com comunidades.

"Implantamos o Marco Legal das Parcerias, onde está previsto na forma da lei a cota feminina para os contratos de parcerias, que é a garantia de que os projetos de parcerias tenham no mínimo, 40% do conselho de administração da SPE que são as sociedades anônimas", explicou a secretária especial do Escritório de Parcerias Estratégicas, Eliane Detoni.

A cota feminina foi inspirada em um projeto de lei em trâmite na Câmara dos Deputados e diretivas da União Europeia. Em junho de 2022, o conselho e o Parlamento Europeu chegaram a um acordo para criar uma lei que impõe metas de equilíbrio de gênero para as empresas de capital aberto do bloco.

Além disso o Escritório possui 63% da sua equipe composta por mulheres. A pasta é comandada por Eliane Detoni e conta ainda com 50% das diretorias ocupadas também por mulheres, todas com capacitação maior do que o nível exigido para a função. Um time extremamente competente e sensível ao trabalho no serviço público.

"Há 30 anos atuando na área pública, tive a sorte de trabalhar com pessoas e ambientes mais democráticos e humanos. Por muitas vezes, ouvi engenheiros mais jovens me dizerem que haviam crescido muito emocionalmente e profissionalmente sendo chefiados por uma mulher e que não tinham até então consciência do quão machistas eram. A terceira edição da pesquisa Panorama Mulher, realizado pelo Insper, nos mostra que quando elas chegam lá, independentemente do setor, tamanho ou forma de gestão, a chance de promoverem maior equidade de gênero na liderança é maior. Precisamos perseguir essa meta e de fato praticar. Ter equilíbrio de gênero, traz melhores desempenhos. Não à toa minha equipe é equilibrada. Essa é a parceria que nos melhora, que nos dá apoio mútuo", conclui Eliane Detoni.

Reportagem: Laine Breda
Fotografias: Edemir Rodrigues