Brasil e Espanha anunciam amistoso em março de 2024 em ação contra o racismo

O encontro fará parte da primeira data Fifa de 2024, que acontecerá entre os dias 18 e 26 de março

Brasil e Espanha anunciam amistoso em março de 2024 em ação contra o racismo

"Uma só pele". Com esse lema, Brasil e Espanha vão se enfrentar em amistoso em março do ano que vem. A partida faz parte das ações que tem aproximado das duas confederações no combate ao racismo, após os episódios envolvendo Vinícius Jr ao longa da última temporada de La Liga


O encontro fará parte da primeira data Fifa de 2024, que acontecerá entre os dias 18 e 26 de março. Não há ainda, porém, o dia e o local exatos do confronto. A CBF e a RFEF (Real Federação Espanhola de Futebol) têm estreitado laços desde os casos de racismo contra Vini Jr na partida entre Real Madrid e Valência, no estádio Mestalla, no último dia 21 de maio.


A última vez que Brasil e Espanha se enfrentaram foi na decisão da Copa das Confederações de 2013, com vitória da Seleção por 3 a 0 em um Maracanã lotado. Ao todo, os campeões mundiais mediram forças nove vezes, com cinco vitórias brasileiras, dois empates e duas derrotas, com 14 gols a favor e oito contra.

Contatos diretos contra o racismo


Nas últimas semanas, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e da RFEF, Luis Rubiales, têm mantido contato, assim como o embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Leite, para alinhar ações de combate ao racismo. No próximo dia 17, a pauta será o ponto central do amistoso entre Brasil e Guiné, em Barcelona.


- O combate ao racismo e à violência no futebol deve ser uma bandeira universal. Na CBF, trabalhamos de forma incansável pela luta contra todo tipo de discriminação, dentro e fora dos campos. Esta ação, em parceria com o meu amigo Luis Rubiales será importante para reforçar ainda mais a necessidade de se combater o racismo de forma veemente, em todos os cantos do planeta.


Há a preocupação da RFEF de que os casos de racismo não manchem a imagem do futebol espanhol diante do mundo. La Liga, organizadora do campeonato local, que recebeu inúmeras denúncias ao longo da temporada, é uma entidade privada, e partiu da Federação a campanha "Racistas, fuera del fútbol" (Racistas, fora do futebol).


A seleção brasileira, que será comandada pelo interino Ramon Menezes, se apresenta em Barcelona na próxima segunda-feira, dia 12, onde permanece até a partida contra Guiné, no estádio Cornellà-El Prat, do Espanyol. Em seguida, o grupo viaja para Lisboa, onde encara Senegal, no estádio José Alvalade. (com ge)