om apoio do Governo, 20º Estadual de Boxe reuniu lutadores de 10 municípios no Guanandizão

om apoio do Governo, 20º Estadual de Boxe reuniu lutadores de 10 municípios no Guanandizão

Os principais nomes do pugilismo sul-mato-grossense reuniram-se no Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis, o tradicional Guanandizão, em Campo Grande, para a disputa da 20ª edição do Campeonato Estadual de Boxe. Realizada no último fim de semana, a competição foi apoiada pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania).

De acordo com a FDBMS (Federação de Boxe de Mato Grosso do Sul), participaram do evento teve a participação de aproximadamente 80 atletas de 14 academias, representando 10 municípios: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ladário, Maracaju, Ponta Porã, Rochedo, Sidrolândia e Sonora.

Na disputa por equipes, o Centro de Treinamento Pantaneiro/Moreninhas, de Campo Grande, ficou com o título geral, somando quatro medalhas (três de ouro e uma de bronze). A vice-campeã foi a Pugillus, de Corumbá, que assegurou oito medalhas (duas de ouro, três de prata e três de bronze). A Aton Fight/Boxe Cubano, da capital, fechou o pódio, com três medalhas (uma de ouro e duas de prata). Vale ressaltar que foi aplicado o sistema olímpico, em que o peso/cor das medalhas determina a colocação e não a quantidade total.

Entre os destaques individuais, Cleomar Soares (Mamut Team), de Sidrolândia, foi eleito o melhor atleta elite, enquanto o corumbaense Aron José (Pugillus) garantiu o prêmio de atleta revelação (atleta base). Daniel Molina (Pugillus) foi escolhido o melhor técnico do Campeonato Estadual.

Com apenas 14 anos, Daniel Dure Britto é uma das revelações do boxe sul-mato-grossense. No mês passado, o jovem atleta foi campeão dos Jogos Mundiais Escolares, a Gymnasiade, sediados no Rio de Janeiro (RJ), e voltou com tudo ringue. No Guanandizão, o lutador campo-grandense chegou ao bicampeonato da categoria infantil, até 80 kg.

"O campeonato passado [a Gymnasiade] me ajudou, me amadureceu na questão de luta e até mesmo mental. Estou feliz por estar de volta à minha cidade e disputar mais um Estadual. Consegui ser bicampeão estadual e vejo isso como uma conquista muito importante", destacou o atleta do CT Pantaneiro/Moreninhas.

Vitor Loureiro Duailibi conheceu o boxe no começo deste ano e no Campeonato Estadual fez sua quarta luta da carreira. Mais do que alcançar o título da categoria juvenil até 80 kg, o atleta de 17 anos revelou que o esporte foi um divisor de águas em sua vida. A paixão pelo boxe foi herdada do pai, que faleceu devido a complicações da Covid-19.

"Resolvi testar minha força, o que eu tenho pra dar. Meu pai era boxeador, ele era médico e faleceu de Covid. Queria, de alguma forma, encontrar essa ligação com ele e me joguei 100% no boxe. Treino três vezes ao dia, de manhã, de tarde e noite, todos os dias. Também como regrado e estou fazendo todo o possível para dar orgulho para o meu pai que está lá em cima", confessou.

O boxe também trouxe benefícios à saúde e qualidade de vida de Vitor. "Eu pesava 120 kg em 2020. Logo depois que meu pai faleceu, eu estava pré-diabético e resolvi começar a emagrecer. O boxe mudou minha autoestima, minha forma de viver e é uma das coisas mais importantes que tenho na vida", completou o pugilista.

Confira os resultados do 20º Campeonato Estadual de Boxe por categoria:

Infantil -80 kg masculino
Daniel Britto (CT Pantaneiro/Moreninhas)

Juvenil -54 kg masculino
Aaron José Romero (Pugillus)

Juvenil -63,5 kg masculino
Leandro Nova (Pugillus)

Juvenil -80 kg masculino
Vitor Loureiro (Boxe Elite)

Elite -63,5 kg masculino
Cleomar Soares (Mamut Team)

Elite -67 kg masculino
Victor Gabriel Santos (CT Pantaneiro/Moreninhas)

Elite -71 kg masculino
Maicon da Silva (Ômega Boxe)

Elite -75 kg masculino
Vinícius Cardoso (Ponta Porã)

Elite -92 kg masculino
Mario Sabino (Ass. Vila Popular)

Elite +92 kg masculino
Murilo Alves (CT Pantaneiro/Moreninhas)

Feminino adulto -60 kg
Mônica Conceição (Aton Fight/Boxe Cubano)

Texto e fotos: Lucas Castro – Fundesporte