Prefeitura de Maracaju adquire 300 coleiras e inicia avaliação de animais para prevenção a Leishmaniose

Serão priorizados animais de ONG"s e também animais residentes em regiões onde ocorreram casos de LVC (Leishmaniose Visceral Canina).

Prefeitura de Maracaju adquire 300 coleiras e inicia avaliação de animais para prevenção a Leishmaniose

A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Saúde adquiriu e já tem à disposição 300 (trezentas) coleiras para a prevenção da Leishmaniose Visceral Canina.

A ação visa identificar e encoleirar animais de ONG"s protetoras e também de animais que residem em áreas de risco, ou seja, regiões do perímetro urbano que já tiveram registros da doença, tais coleiras são impregnadas com inseticida para o controle da Leishmaniose Visceral.

Até o momento, já foram encoleirados um total de 49 (Quarenta e nove) animais, sendo 17 deles na ONG S.O.S Animal Maracaju, toda a ação para a distribuição está sendo feita pela Unidade de Vigilância de Zoonoses, após a realização do exame de Leishmaniose Visceral Canina em ações de investigação de focos da doença em toda a cidade.

As coleiras foram adquiridas com emenda parlamentar do Vereador Gustavo Veterinário e contrapartida de recursos próprios do município.

Com este trabalho, objetiva-se proteger os animais, bem como, proteger a saúde humana, já que a leishmaniose trata-se de uma zoonose, ou seja, transmissível do animal para o ser humano.