Com noventa casos confirmados, Prefeitura de Maracaju alerta para os cuidados da Febre Chikungunya

Doença também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e prevenção são a limpeza de quintais, eliminação de possíveis focos e pontos de acúmulo de água parada.

Com noventa casos confirmados, Prefeitura de Maracaju alerta para os cuidados da Febre Chikungunya

A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem a público informar que até a semana 50, foram registrados 90 novos casos confirmados da febre chikungunya", uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.

Embora não haja tratamento específico para a Chikungunya, existem algumas medidas que podem ajudar a aliviar os sintomas e a prevenir complicações como:

Repouso: Descanse bastante para ajudar na recuperação e para reduzir a fadiga e a fraqueza causadas pela doença.

Hidratação: Beba muitos líquidos, como água, sucos naturais ou água de coco, para prevenir a desidratação, especialmente se estiver com febre.

Use repelentes aprovados para a pele e mantenha portas e janelas protegidas por telas.

Tratamento dos sintomas: Além de febre e dor nas articulações, a Chikungunha pode causar erupções na pele. Consulte um médico para orientações específicas de tratamento.

Conforme o Secretário de Saúde, Thiago Olegário Caminha, mais uma vez o objetivo é alertar a comunidade, especialmente, quanto a necessidade dos cuidados com o quintal, retirando recipientes que possam acumular água e se tornarem criadouros do mosquito transmissor, pedindo com que a população, aproveite o final de ano para este cuidado, já que trata-se de uma questão de saúde pública.

Atenção aos sinais de complicações: Se houver sintomas graves, como dificuldade respiratória, dor abdominal intensa, vômitos persistentes, sangramento nas gengivas, entre outros, procure atendimento médico imediato.

É fundamental seguir essas recomendações para aliviar os sintomas e evitar complicações associadas à febre Chikungunha. Em caso de dúvidas ou sintomas graves, sempre consulte um profissional de saúde para orientações específicas e tratamento adequado.

Prevenção:

A prevenção da Chikungunya envolve principalmente medidas para reduzir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que é o vetor responsável pela transmissão da doença.

Eliminação de criadouros: O mosquito se reproduz em água parada, então é essencial eliminar ou evitar o acúmulo de água em recipientes, como pneus velhos, vasos de plantas, garrafas, recipientes plásticos, calhas entupidas, entre outros. Esvazie-os regularmente ou mantenha-os cobertos.

Limpeza e manutenção: Mantenha quintais e áreas ao redor da casa limpos, removendo recipientes que possam acumular água e se tornar criadouros do mosquito.

Cuidado com a água parada: Troque a água de vasos de plantas e bebedouros de animais regularmente, escove suas paredes para remover os ovos do mosquito. Mantenha piscinas limpas e tratadas adequadamente.

Acompanhamento médico: Em caso de sintomas como febre alta, dores musculares, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele e outros sintomas associados à dengue, busque atendimento médico para diagnóstico e tratamento adequado.

A prevenção das arboviroses requer esforços contínuos para reduzir a população de mosquitos transmissores e evitar a propagação da doença. Agir de forma proativa, tanto ao nível individual quanto comunitário, é fundamental para controlar a disseminação destas doenças.