MS está entre os estados que receberão doses da vacina contra a dengue

MS está entre os estados que receberão doses da vacina contra a dengue

Mato Grosso do Sul est√° entre os estados brasileiros aptos a receber doses da vacina contra a dengue fornecida pelo Ministério da Saúde. O anúncio foi realizado nesta quinta-feira (25) e dever√° atender 78 municípios do Estado, com exceção de Dourados – que j√° possui uma estratégia própria. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) aguarda o Ministério da Saúde informar o quantitativo de doses que serão encaminhadas para o Estado.

Segundo a coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, a secretaria permanece no aguardo de novas orientações por parte do Ministério da Saúde.

"Assim que o Estado receber essas doses far√° a oferta e a entrega aos 78 municípios. Nesse primeiro momento, o Ministério da Saúde disse que o único município que não receberia essas doses seria o município de Dourados, visto que o município j√° recebeu um quantitativo através de um projeto entre o município e o laboratório, então para tanto, Dourados não receberia do Ministério da Saúde essas primeiras remessas, vindo a contemplar os demais municípios", explica Ana Paula.

O público-alvo nesse primeiro momento serão crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa et√°ria que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos.

"Toda a população dentro dessa faixa et√°ria ser√° contemplada, visto que o Ministério da Saúde espera receber novas remessas e, para tanto, ampliar a cobertura de acesso para as demais populações", assegura Ana Paula.

Segundo estimativa realizada pelo Ministério da Saúde, os municípios de Campo Grande, Tr√™s Lagoas, Corumb√° e Ponta Porã somam 88.760 crianças e adolescentes, entre 10 e 14 anos.

O esquema vacinal ser√° composto por duas doses com intervalo de tr√™s meses entre as doses. A SES aguarda a publicação de Nota Técnica pelo Ministério da Saúde.

Sobre a vacina

O Brasil recebeu no s√°bado (20) a primeira remessa com cerca de 750 mil doses da vacina contra a dengue que ser√° disponibilizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses da vacina fornecidas pela farmac√™utica Takeda e a segunda remessa, com 570 mil doses, tem previsão para ser entregue em fevereiro.

Além das doses que compõem a primeira remessa, o Ministério da Saúde adquiriu o total de 5,2 milhões de doses que serão entregues ao longo de 2024, até o m√™s de novembro.

O Ministério da Saúde acordou, em conjunto com Conass (Conselho acional de Secret√°rios de Saúde) e Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), os critérios para a definição dos municípios que irão receber as doses, seguindo as recomendações da CTAI (C√Ęmara Técnica de Assessoramento em Imunização) e da OMS (Organização Mundial da Saúde).

As vacinas serão destinadas a regiões de saúde com municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, levando também em conta altas taxas nos últimos meses.

Tocador de vídeo
00:00
02:09

Kamilla Ratier, Comunicação SES
Foto: Divulgação