Prazo para pagar licenciamento de veículos com placa final 9 termina nesta quarta-feira

Em MS, cerca de 119 404 veículos com esse final de placa, ainda não estão com o licenciamento em dia.

Prazo para pagar licenciamento de veículos com placa final 9 termina nesta quarta-feira

Termina amanhã, quarta-feira (30), o prazo para regularizar o licenciamento de veículos com placa final 9. Em Mato Grosso do Sul, dos 164 791 veículos com pagamento previsto para o mês de setembro, apenas 45 387 estão com a situação em dia.

O diretor de Veículos do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), Arioldo Centurião Júnior, conta que muitas vezes, esses números variam conforme a crise financeira do cidadão, em razão disso, o órgão disponibiliza a opção de pagamento através do cartão de crédito.

"A autarquia entende o momento que todos estão passando e para que os condutores possam trafegar com segurança oferece a oportunidade de quitar os débitos de veículos por meio do cartão de crédito em até 12 vezes", ressalta.

Clique aqui para conhecer as empresas credenciadas para pagamento no crédito.

Licenciamento digital

Em razão da pandemia, desde o dia 22 de maio não é mais necessário ir até uma agência para obter o boleto, basta acessar o site do Detran-MS ou baixar o aplicativo Detran Mobile (para Android e iOS).

Após o pagamento, é necessário acessar o site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e fazer o cadastro para a impressão do documento, que pode ser impresso em papel comum (A4).

Também é possível conseguir o registro, através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), e compartilhá-lo em formato PDF, com outro condutor do veículo. Assim, ambos terão acesso ao documento, caso sejam abordados por alguma fiscalização.

Consequências

A falta de licenciamento é considerada infração gravíssima, e pode trazer uma série de problemas para o condutor, como multa de R$293,47, sete pontos na carteira e apreensão do veículo.

Se o condutor tiver realizado o pagamento do licenciamento e não estiver portando o Certificado de Registro e Licenciamento do veículo (CRLV), ele receberá multa leve, somando três pontos na carteira de habilitação, e terá o veículo retido até a apresentação do documento (art. 232 do Código de Trânsito Brasileiro).