Campanha Janeiro Branco ganha espaço e chama atenção para questões e necessidades relacionadas a Saúde Mental e Emocional

Drª Cassiana do CAPS

Drª Cassiana do CAPS

J√° pensou ter em suas m√£os uma nova oportunidade de come√ßar tudo de novo, como uma folha ou uma tela em branco, todos os dias temos em nossas m√£os uma nova oportunidade de ser feliz, ter saúde emocional é primordial, afinal em tempos de pandemia manter-se em equilíbrio pode salvar vidas.

No primeiro m√™s do ano a Secret√°ria de Saúde chama aten√ß√£o para a campanha Janeiro Branco que é voltada as necessidades e quest√Ķes relacionadas saúde mental e emocional.

Você sábia que a Prefeitura Municipal de Maracaju tem o CAPS?

O CAPS é o Centro de Aten√ß√£o Psicossocial que oferece tratamento gratuito com uma equipe multiprofissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de √°lcool e outras drogas, seja em situa√ß√Ķes de crise ou nos processos de reabilita√ß√£o psicossocial.

Em Maracaju a Dr¬™ Cassiana do CAPS relata que o tratamento deve ser levado a sério e que a realidade da popula√ß√£o seria bem diferente se essa cultura de tratar da mente fosse levada mais a sério. "Eu n√£o trato loucos, trato pessoas para que n√£o enlouque√ßam, nossa equipe est√° pronta para atender e existe um preconceito muito grande com quem procura um psicólogo, terapeuta ou psiquiatra, porém esse tratamento é como um tratamento como outro qualquer se caso n√£o for realizado pode piorar e levar a fatalidade," ressaltou a médica.

Nosso município ultrapassa 300 atendimentos mensais, e os casos de tentativas de suicídio tem aumentado com a chegada da pandemia, por isso d√° import√Ęncia da Campanha do Janeiro Branco.

Para informa√ß√Ķes sobre o CAPS, ligue 3454-1320.