MS está entre os quatro estados com melhor índice de vacinação contra a Covid-19

MS está entre os quatro estados com melhor índice de vacinação contra a Covid-19

Mato Grosso do Sul est√° entre os quatro estados que apresentam melhor índice na Campanha de Imuniza√ß√£o Contra a Covid-19 e que j√° iniciou a aplica√ß√£o da 2¬™ dose da vacina, conforme divulgado pelo Consórcio de Veículos de Imprensa que acompanha a situa√ß√£o da pandemia do coronavírus no país.

Ocupando a quarta posi√ß√£o, o Estado registra 2,67% no ranking nacional divulgado nesta quarta-feira (10). Dados atualizados às 9 horas pelo Vacinômetro Covid-19, mostra que a performance j√° mudou e o Estado registra índice acima de 3%.

Para o Secret√°rio de Estado de Saúde, Geraldo Resende, Mato Grosso do Sul tem se esfor√ßado para aumentar o quantitativo de pessoas imunizadas e para conter a dissemina√ß√£o da doen√ßa no Estado. "Nós j√° temos expertise na distribui√ß√£o de doses para os municípios. Fizemos essa distribui√ß√£o em menos de 24 horas e isto colocou o nosso Estado em primeiro lugar na distribui√ß√£o de doses no país. Ent√£o, agora, nós estamos trabalhando para ser o primeiro ou estar entre os primeiros nesta campanha de imuniza√ß√£o".

Das 222 mil doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde ao Estado, 84.863 j√° foram aplicadas sendo 77.930 da primeira dose e 6.933 da segunda dose. Até o presente momento, j√° foram imunizados 46.467 trabalhadores de saúde, 29.727 indígenas aldeados, 2.060 idosos e 242 deficientes que vivem em institui√ß√Ķes e mais 6.367 idosos acima de 80 anos.

O secret√°rio ainda afirma que Geraldo Resende ainda afirma que mantém contato com diversos secret√°rios municipais onde cobra mais agilidade no processo de imuniza√ß√£o, principalmente, para os municípios que possuem popula√ß√£o indígena aldeada.

"Quero que os municípios que t√™m essa popula√ß√£o melhorem a performance de vacina√ß√£o nas aldeias. Em paralelo, tenho procurado conversar com os todos os municípios para resolver quest√Ķes pontuais para que nós possamos garantir efici√™ncia no processo de aplica√ß√£o da vacina assim como somos na distribui√ß√£o das doses", pontua Geraldo Resende.

Segundo o Consórcio de Imprensa, o Estado do Amazonas est√° em primeiro lugar, com 3,65%; Distrito Federal 3,45%; Roraima com 2,84%, Mato Grosso do Sul com 2,67%; Bahia com 2,22% e S√£o Paulo com 2,20%.

O Vacinômetro Covid-19 completa 10 dias desde que iniciou a opera√ß√£o. A popula√ß√£o pode acompanhar em tempo real os dados consolidados da Campanha de Imuniza√ß√£o Estadual e conferir como est√° o cumprimento da meta de 90% estipulada pelo Ministério da Saúde, municípios mais bem colocados e o percentual referente às doses aplicadas.