Hemosul e Banco de Sangue abrem normalmente no feriadão antecipado

Todos os tipos sanguíneos são bem-vindos, mas a prioridade é para coleta de sangue A+ e O-

Hemosul e Banco de Sangue abrem normalmente no feriadão antecipado

Mesmo com todas as medidas impostas pela Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG) e governo do Estado, o Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul (Hemosul) segue aberto normalmente neste feriado antecipado, pois é um serviço essencial.

O objetivo é ampliar o número de doações e o estoque de sangue. Seu horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h e no sábado, das 7h às 12h. Está localizado na avenida Fernando Correa da Costa, número 1.304, centro da Capital.

O Banco de Sangue da Santa Casa, recém-reinaugurado, também funciona normalmente, de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h. Encontra-se na rua Rui Barbosa, 3.633, também no centro.

Ao Correio do Estado, o Hemosul informou que as tipagens sanguíneas A+ e O- estão em emergência e precisam de doações o quanto antes, sobretudo, lembram que todos os tipos sanguíneos são aceitos a qualquer momento.

"Nesse período é imprescindível que os doadores continuem vindo fazer as doações. É um momento bastante complicado", afirma a Coordenadora Geral da Rede Hemosul, Marli Vavas.

"Todos os tratamentos que usam plaquetas continuam, os pacientes continuam sendo internados por outras patologias", complementa.

Infectados graves pela Covid-19 devem esperar por no mínimo seis meses para doarem sangue. Os contaminados leves precisam aguardar por um mês após o desaparecimento dos sintomas. Já pessoas que tiveram contato com casos confirmados, devem esperar cerca de 15 dias.

População que receber vacina contra a Covid-19 não deve doar sangue imediatamente após aplicação das doses.

Imunizados com a dose Astranezeca devem esperar sete dias após aplicação para doar sangue, quem recebeu dose da Coronavac devem esperar apenas dois dias. Esse prazo vale para cada dose.

É recomendado que quem deseja doar sangue, doe antes de se vacinar contra a Covid-19. O objetivo é proteger o doador, o receptor e a qualidade do sangue.

As orientações são do Ministério da Saúde, Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul (Hemosul) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O que precisa para doar sangue

  • Ter entre 16 e 69 anos
  • Ter 55kg ou mais
  • Não ter tomado vacinas recentemente
  • Estar bem alimentado
  • Não tomar certos medicamentos (consultar um médico)
  • Não possuir determinadas doenças, como autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis e etc.
  • Homens podem doar até 4 vezes por ano; já mulheres, até 3 vezes por ano.

Biossegurança

O Hemosul está seguindo à risca todos os protocolos de biossegurança contra a Covid-19.

Funcionários e doadores são obrigados a usarem máscara; há disponibilização de álcool gel; há limite de pessoas por ambiente e existe um esquema com fluxos de entrada diferenciados.

Também é possível fazer o agendamento para doar sangue para evitar aglomerações.

Os agendamentos podem ser feitos pelos números (67) 3312-1516, (67) 3312-1529, (67) 3322-4135 e (67) 99298-6316.