Semana do Aleitamento Materno: Campanha chama atenção sobre os benefícios da amamentação

O Leite materno é considerado o alimento mais completo do mundo

Semana do Aleitamento Materno: Campanha chama atenção sobre os benefícios da amamentação

Todos os anos, entre os dias 1 à 7 de agosto é celebrada a Semana Mundial do Aleitamento Materno, a ação busca incentivar a amamentação exclusiva para crianças de até 6 meses de idade. A Campanha busca ainda conscientizar sobre a importância, e os benefícios do aleitamento materno para a saúde e bem-estar dos bebês.

Pela rede pública de saúde, o incentivo ao aleitamento materno começa já no pré-natal. Os médicos durante as consultas, explicam a importância da amamentação, e recomendam o leite materno como alimentação exclusiva até os 6 meses de idade. Somente em casos de impossibilidade de a criança receber o leite materno, é prescrita a fórmula láctea, que só deve ser indicada por um profissional especializado, que irá analisar a fórmula com todas as calorias e nutrientes necessários para que o bebê cresça de forma saudável.

Os benefícios do Leite Materno:

  • Tem tudo o que o bebê precisa até os 6 meses, inclusive água;
  • Capaz de reduzir em 13% a mortalidade por causa evitáveis em crianças menores de 5 anos;
  • Protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias.
  • Reduz o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.

A OMS - Organização Mundial da Saúde, recomenda o leite materno para crianças de até dois anos de idade.

DIREITOS

Todas as mães têm o direito de amamentar seus filhos no peito. Mães que trabalham tem o direito a 120 dias de licença maternidade, e nos primeiros seis meses de vida do bebê, as mulheres poderão ter duas pausas por dia de meia hora para amamentar o filho, ou então sair uma hora mais cedo do trabalho.