Desfile Cívico abrilhanta aniversário de Maracaju, valorizando a cultura, tradição e história maracajuense

Evento aconteceu no último domingo e contou com a presença de autoridades e mais de 40 escolas, associações, entidades e órgãos públicos desfilando na Rua 11 de Junho.

Desfile Cívico abrilhanta aniversário de Maracaju, valorizando a cultura, tradição e história maracajuense

Na manhã do domingo, 11-06, Maracaju comemorou os 99 anos em grande estilo com um Desfile Cívico contando com a presença de escolas, entidades, associações e órgãos públicos do município, além de bandas de municípios convidados.

O evento que levou um grande público na Rua 11 de Junho, principal via da cidade que leva o nome da data de emancipação político-econômico do município.

Conforme o Prefeito Marcos Calderan, este desfile foi um momento único, servindo de orgulho para pais que tiveram a oportunidade de rever seus filhos desfilando, já que o tradicional desfile, ficou suspenso durante os anos mais graves da crise sanitária.

"Minha eterna gratidão as escolas, associações, instituições e projetos que participaram, vocês são os grandes responsáveis pelo sucesso do evento. Neste dia tão especial, não há como não reviver memórias, reativar saudades, desde a minha chegada a essa terra que me abraçou, acolheu e onde, tive a alegria de criar minha família e negócios, até os dias atuais. Como Prefeito, tenho orgulho de poder administrar este município e acima de tudo, trabalhar pela nossa gente, devolvendo um pouco de tudo que esta terra próspera me deu." Destacou Marcos Calderan.

O Prefeito ainda agradeceu a presença do Governador Eduardo Riedel e a Primeira-Dama do Estado Mônica Riedel, bem como, todas as autoridades que prestigiaram o momento de resgate histórico e cultural da cidade, salientando que Maracaju é um celeiro de produção, contando ainda com um comércio pujante, povo trabalhador, mas acima de tudo, terra de gente amada, que quer crescer, motivando-o, enquanto gestor público a fazer muito mais.

O evento representou um importante momento, já que visou resgatar a história, homenageando precursores e pessoas importantes para o desenvolvimento da cidade.

AUTORIDADES PRESENTES

Prestigiaram o evento o Prefeito Marcos Calderan, Primeira-Dama Meire Calderan, Vice-Prefeito Mauro Christianini e a Esposa Johanna Christianini, Prefeito de Alcinópolis Dalmy Crisóstomo, Governador Eduardo Riedel e a Primeira-Dama do Mato Grosso do Sul Mônica Riedel, Secretário Adjunto de Governo e Gestão Estratégica Frederico Felini, Secretário de Estado Adjunto de Educação Édio Antônio Resende de Castro, Secretária Municipal de Educação Carolina Souza, Secretária de Governo Cléo Wosniak, Secretária de Administração Paula Brites, Secretário de Obras e Urbanismo Joaquim Herrera, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Agadir Mossmann, Secretário de Saúde Thiago Caminha, Secretário de Esportes Erlei Pires Dias, Secretário de Cultura Rafael Fernandes Jara, Secretária de Assistência Social Leiza Karen Barbosa, Chefe de Gabinete Dayani Barbosa, Presidente da Câmara Robert Ziemann, Vereadores Gustavo Duó, Nenê da Vista Alegre, Luciano França, Joãozinho Rocha, Vilmar da Era do Gelo e Rener Barbosa, Delegada de Polícia Civil Gláucia Valério, Comandante da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar Tenente Coronel Cleder Pereira da Silva, Vereador de Campo Grande Professor Juari, Presidente do Sindicato Rural Fábio Caminha, Presidente do SISPMMA Mara Rubia Rodrigues, Diretor Executivo da Fundação MS Alex Melotto e o Presidente do Conselho de Pastores de Maracaju Hipólito Pinheiro de Souza, além de outras autoridades, convidados e a população em geral.

ENTIDADES QUE DESFILARAM

APAE – Fundada em 12 de dezembro de 1986, contando atualmente com 29 funcionários e 68 alunos.

BANDA MUSICAL IULLE MARTINS – De Alcinópolis, composta por 65 integrantes, foi criada em março de 2001 pela Prefeitura de Alcinópolis, Secretaria de Cultura e Secretaria de Educação.

CIEI NOSSA SENHORA AUXILIADORA – Inaugurado em junho de 1999, conta com 35 funcionários e 94 alunos.

EXTENSÃO CIEI NOSSA SENHORA AUXILIADORA – Casa da Criança Margarida Ferreira Braga – Inaugurada em fevereiro de 2021, conta com 44 funcionários e 128 alunos.

CIEI SÃO BENEDITO – Inaugurado em junho de 1999, conta com 67 funcionários e 302 alunos.

CIEI GREGÓRIA MARTINS – Inaugurado em fevereiro de 2012, conta com 53 funcionários e 226 alunos.

CIEI JOANA SAYD - Inaugurado em maio de 2015, conta com 86 alunos e 39 professores.

CIEI WALTRUDES FERREIRA MUZZI – Inaugurado em maio de 2015, conta com 41 funcionários e 110 alunos.

CIEI MARIA DALPHINA RESENDE DE CASTRO – Desfilou com o tema vivência, criado em junho de 2002, conta com 57 funcionários e atualmente com 320 alunos.

AABB Comunidade – Teve sua adesão em Maracaju no ano de 2003, atende 100 crianças com idade de 06 e 15 anos incompletos.

COLÉGIO NOTA 10 – Está em Maracaju desde o ano de 2017

COLÉGIO O ITALIANINHO - O Colégio O Italianinho, foi fundado no dia 10 de julho de 1989, fundado pela diretora SILVIA HELENA DOS SANTOS. Atualmente atendem crianças no total 160 alunos, contam com ajuda de 32 colaboradores.

ESCOLA JOSÉ PEREIRA DA ROSA – Trouxe o TEMA Viva MARACAJU - Ginástica Acrobática. Criada em 24 de outubro de 1983. Na direção Escolar. Possui um quadro de funcionários de 70 (setenta) Professores, e 20 (Vinte) funcionários administrativos, atendendo um total de 1.025 Alunos.

ESCOLA PROF. MAURÍCIA PARÉ GOMES - trouxe o tema Meio Ambiente e Sustentabilidade, fauna e flora de Maracaju. Inaugurada no dia 10 de fevereiro de 1992. A escola conta com 90 funcionários e 924 alunos.

PROF. IRMA DE LIMA MATOS - Criada em 1987, atualmente atende 578 alunos e conta com 77 funcionários. Trouxe o tema no desfile - Comércio de Maracaju.

ESCOLA MUNICIPAL JULIO MULLER – Trouxe o tema Erva Mate Tereré. A Escola foi criada em 1976. Conta com 32 funcionários e 199 alunos.

ESCOLA MUNICIPAL CECÍLIA DE CASTRO MINERVINI - Foi inaugurada em janeiro de 2020. Atende atualmente 469 alunos com um quadro de colaboradores de 48 pessoas. Trouxe o tema família nosso maior legado.

COLÉGIO CONEXÃO PAROQUIAL - O Colégio foi inaugurado em 01 de março de 1962 era a Escola Paroquial de Maracaju. Com um quadro de 60 funcionários.

ESCOLA MUNICIPAL EDUCAR PARA CRESCER - Trouxe o tema Maracaju, Sua Gente, sua história. A Escola foi criada em 17 de fevereiro de 2009. Conta com 54 funcionários e atendem 442 alunos.

ESCOLA CIRO ANIZ do Distrito de Vista Alegre - Trouxe o tema Maracaju e suas riquezas. Conta com 35 funcionários e atende 297 alunos.

ESCOLA MUNICIPAL JOÃO PEDRO FERNANDES – Trouxe o tema Cultura da paz, um resgate na educação. A escola fundada em 25 de dezembro de 1923, vem comemorando o seu centenário. Atende 680 alunos com um quadro de colaboradores de 55 pessoas.

ESCOLA ASSENTAMENTO SANTA GUILHERMINA - A Escola Municipal Rural Santa Guilhermina - Polo - Extensão Maria da Glória Lessa Coelho, vem com o tema Agricultura Familiar - A arte de cultivar a terra e alimentar o mundo. Foi inaugurada Escola Polo em 26 de abril de 2023 e a sala de extensão em 14 de dezembro de 2010. Conta com 24 funcionários, a Escola Polo atende 98 alunos e a extensão 35 alunos.

ESCOLA JOÃO BATISTA LINO BRAGA – Trouxe o tema: A força dos quatro elementos da natureza a essência de Maracaju. A Escola, foi inaugurada em 26 de setembro de 1992, a escola conta com 46 funcionários e com 392 alunos matriculados.

ESCOLA INDÍGENA VELARIO SUCURI"Y - Trouxe o tema Cultura dos povos indígenas. Criada em 29 de agosto de 2005. Atende 42 alunos, com um quadro de funcionários com 8 colaboradores.

QUALIFICA CURSOS & TREINAMENTOS, com o tema Qualifica Maracaju. Criada em Maracaju em 2019, a escola atualmente tem 10 colaboradores e 600 alunos.

BANDA MARCIAL DA ESCOLA ESTADUAL PROF. NEYDER SUELLY COSTA VIEIRA - A Banda Marcial iniciou suas atividades em marco de 2022, por meio do Programa de Arte e Cultura nas Escolas Estaduais do MS. Desde sua implantação, a Banda Marcial possui um vasto histórico de apresentações nesta escola: Abertura dos Eventos de Família na Escola; Festas Junina e Festa da primavera, bem como de projetos por áreas de conhecimentos e outros eventos fora da unidade. Atualmente a Banda Marcial é mantida pela Escola Estadual Profa. Neyder Suelly Costa Vieira e APM -Associação de Pais e Mestres, composta por 45 alunos entre linha de frente e corpo musical com a regência do Prof. Paulo Henrique Costa - Diretor Artístico Musical, apoiado pelo Diretor Márcio Wagner de Souza, Diretora Adjunta Marlene Centurião e Coordenador o Prof. Dr. Flavio Cabreira. Tem como diretor Artístico e Musical Prof. Paulo Henrique Costa.

ESCOLA ESTADUAL CAMBARAÍ - apresentou o tema Paz nas escolas. Foi criada em 09 de setembro de 1976, passando para rede estadual em 1996. A escola conta 40 funcionários administrativos e 59 docentes e 805 alunos.

ESCOLA ESTADUAL CÍVICO MILITAR CORONEL LIMA DE FIGUEIREDO - foi fundada em 4 de junho de 1929. Se tornando Escola Estadual Cívico Militar Coronel Lima de Figueiredo em 2022. A Escola atende 420 alunos, quadro de funcionário composto por 31 professores e 20 servidores administrativos, além do apoio de 6 militares do Corpo de Bombeiros Militares.

ESCOLA ESTADUAL MANOEL FERREIRA DE LIMA – Trouxe o tema Nossa Escola realizando um trabalho de responsabilidade para o sucesso do nosso aluno. A escola foi criada em 16 de julho de 1974. A escola possui 1.016 alunos matriculados. E o quadro de funcionários é composto por 90 funcionários.

ESCOLA ESTADUAL PADRE CONSTANTINO DE MONTE – Levou o tema O Ensino em tempo integral e a Pedagogia da Presença. A escola teve sua criação em 24 de agosto de 1959 pelo Padre italiano de ordem salesiana Constantino de Monte. A escola é de tempo integral metodologia da escola da Autoria, atendendo 250 alunos, do 6.º ano ao 3.º ano do Ensino médio com qualificação profissional.

ORDEM DEMOLAY - A Ordem DeMolay é um grupo de jovens entre 12 e 21 anos, com caráter filantrópico e filosófico, patrocinado e apoiado pela maçonaria desde 1919, que foi criado nos Estados Unidos da América. Foi fundada em 23 de agosto de 2010, completando 13 anos de sua fundação em 2023.

COLÔNIA HOLANDESA – Com os integrantes e familiares da Colônia Holandesa de Maracaju.

ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA VIVA VIDA – Projeto Social que concede aulas gratuitas de violão, judô e informática.

INSTITUTO PEQUENO CIDADÃO E JUDÔ PARA TODOS – Projetos sociais que atendem gratuitamente com aulas de violão, ballet, judô, aulas de reforço escolar, entre outros.

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE: SEDEMA - foi criada através da lei complementar 1.430 de 15 de setembro de 2005 com o propósito de implementar projetos que direcionem o desenvolvimento e crescimento econômico, de inovação e sustentabilidade de Maracaju, permitindo a geração de novas oportunidades de geração de emprego e renda tabo no campo como na cidade.

SECRETARIA DE ESPORTES - A Secretaria de Esportes foi criada através da Lei Complementar 106/2014 de 17 de novembro de 2014 e desde então vem oferecendo a prática de diversas modalidades esportivas em escolinhas espalhadas pelas quadras, campos e ginásios da cidade, além da prática esportiva oferecida aos munícipes, são realizados vários eventos que beneficiam o desenvolvimento da atividade física e bem-estar da população maracajuense, sendo que Maracaju se tornou referência nacional com a realização de eventos de grande porte na arena Maracaju "Adersino Valensoela Gomes".

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - Atualmente a Secretaria Municipal de Assistência Social tem como Gestora Sra. Leiza Karen Barbosa Silva de Carvalho e desempenha suas funções no órgão gestor juntamente com mais 26 servidores. O SUAS organiza-se por meio dos princípios da Universalidade, da Gratuidade, da Intersetorialidade da Equidade e da Integralidade da Proteção Social, que deve ser garantida por meio da oferta de provisões em sua completude, por meio do conjunto articulado de serviços, programas, projetos e benefícios assistenciais.

BANDA DONA FÉ FERNANDES - A Banda dona fé Fernandes foi criada em 1986, pelo Ex-Prefeito (in memorian) Jair do couto e pela Primeira-Dama Diana Lourdes do Couto, atualmente Banda está na Secretaria de Cultura, já participou de vários concursos, sob o comando do professor Elizio Alves Santana. Atende em média 10 alunos no período da manhã e 12 alunos no período da tarde+.

SECRETARIA DE CULTURA - A Secretaria de Cultura está sob a direção de Rafael Fernandes Jara, atualmente conta com 20 servidores na secretaria, tem seus polos que são Biblioteca Municipal, Biblioteca do Sesi e Museu, criada em 19/12/2022, são ofertadas oficinas de música, dança para as crianças do município, contamos com 9 professores e 637 alunos assistidos pela Secretaria Municipal de Cultura. Oferece Ballet, Flauta, Teclado, Violino, Bateria, Violão, Karatê, Capoeira e banda.

FAC – FUNDO DE APOIO A COMUNIDADE E COORDENADORIA DA MULHER – Desfilou a Equipe FAC e Coordenadoria da Mulher escolheram a Cor Lilás para suas atividades, conectando a nuance e tons florais, alegrando e tonalizando as bicicletas para representar e inspirar todas as mulheres aqui presentes. O Fundo de Apoio a Comunidade vem atendendo desde 2020 a população de Maracaju com mais de 600 pessoas por meio de projetos e ações com a Primeira Dama Meire Calderan, como geração de renda com cursos, oficinas, palestras, atrações culturais e em parcerias com toda a rede.

No ato, desfilaram também em comemoração aos 99 anos de Maracaju, alguns integrantes do "Sextou na Feira". A coordenadoria da mulher, vem realizando, articulando e coordenando ações de políticas públicas, na área de combate e prevenções à violência contra mulheres.

INSTITUTO GUARDA MIRIM AMBIENTAL DE JARDIM – Convidados e desfilaram nos 99 anos de Maracaju.

CTG – Centro de Tradições Gaúchas Nova Querência - teve a Fundação em 1.978. As Invernadas de Danças Tradicionais começaram na fundação do CTG, eles se apresentavam em eventos do município, desfile Escolar, escolas, praças e Exposições. Naquela época não participava dos concursos de dança. Atualmente participam de todos os concursos de dança que temos no estado como: Rodeio Artístico, FEGAMS e também participa do FENART - Festival Nacional.

ESPAÇO DO SABER – trouxe o tema Recompondo as aprendizagens. Iniciado em setembro de 2022, atualmente ultrapassando o atendimento de 220 alunos e conta com 22 professoras.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO - vem com o tema Passado, presente e Glória. A Secretaria de Educação está sob a direção da professora Carolina de Lima Ferreira e Souza e conta com 50 funcionários que fazem toda a parte administrativa, pedagógica e transporte escolar. São 18 unidades escolares e aproximadamente 1.200 funcionários entre gestores escolares, professores, oficiais de cozinha, auxiliares de serviços diversos, auxiliares de disciplina, assistentes de CIEl's, motoristas, vigias, secretários escolares. Atualmente a rede municipal atende em média 7.727 alunos, 52 linhas do transporte escolar que roda cerca de 5 mil quilômetros dias.

Além disso, desfilaram os RELIQUEIROS com os veículos antigos de Maracaju, equipes do Kart Cross e o Corpo de Bombeiros.