Ano letivo 2024 da REE inicia hoje (05) com jornada formativa "Diálogos e Planejamento Educacional"

O momento formativo visa o desenvolvimento dos profissionais da REE, consistindo em encontros projetados para fortalecer o trabalho pedagógico nas escolas e melhorar a aprendizagem dos estudantes.

Ano letivo 2024 da REE inicia hoje (05) com jornada formativa "Diálogos e Planejamento Educacional"

O ano letivo de 2024 inicia hoje (05) nas 349 unidades escolares da REE/MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul) com a realização da Jornada formativa intitulada DPE 2024 (Di√°logos e Planejamento Educacional). O momento formativo, que se estende até quarta-feira (07), visa o desenvolvimento dos profissionais da REE, consistindo em encontros projetados para fortalecer o trabalho pedagógico nas escolas e melhorar a aprendizagem dos estudantes.

O DPE 2024 tem como escopo a integração dos conhecimentos e experi√™ncias dos diferentes segmentos da comunidade escolar, com o objetivo de desenvolver e integrar pr√°ticas pedagógicas e institucionais, além de promover o engajamento profissional. Essa iniciativa é considerada crucial para a educação na região.

Formação

Jornada formativa ocorre nas 349 unidades da REE de hoje até quarta

Nos tr√™s dias do DPE 2024, o p√ļblico ser√° a equipe gestora, professores efetivos e servidores administrativos, com o intuito de fortalecer a identidade escolar e o trabalho pedagógico, abordando temas como acolhimento, documentos escolares e aprendizagem. Os encontros deste ano incluem textos relevantes, entre eles o de Tião Rocha (antropólago e educador), cujo "De uma aldeia moçambicana (1990) para a aldeia global (2020)" é utilizado como texto-base para as discussões, enfocando em colaboração e corresponsabilidade no processo educativo.

No dia 05 de fevereiro, o foco é no acolhimento dos profissionais da unidade escolar e na apresentação dos conceitos principais dos textos-base, criando espaços de di√°logo e criação. O dia 06 de fevereiro se concentra no PPP (Projeto Pol√≠tico-Pedagógico) e sua influ√™ncia na cultura e clima escolar, incluindo a apresentação de documentos importantes como o Regimento Escolar. No dia 07 de fevereiro, a √™nfase é dada à import√Ęncia de cada segmento da comunidade escolar no processo de aprendizagem dos estudantes, sob uma perspectiva inclusiva.

O DPE 2024 tem como intuito a melhoria da qualidade da educação sul-mato-grossense, ressaltando a colaboração, inclusão e planejamento estratégico. Este momento formativo marca um avanço em direção à oferta de uma educação de qualidade e alinhada às necessidades dos estudantes e das comunidades que estão inseridos.

Adersino Junior, SED