Ministério da Saúde confirma que Mato Grosso do Sul receberá vacina contra a Covid-19

Doses serão encaminhadas assim que Anvisa liberar o uso emergencial, solicitado por duas fabricantes

Reunião entre o Ministério da Saúde e o Butantan - Foto: Divulgação

Reunião entre o Ministério da Saúde e o Butantan - Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde garantiu, em nota divulgada neste sábado (9), que Mato Grosso do Sul e todos os demais estados do País receberão a vacina contra a Covid-19 simultaneamente, assim que o uso emergencial for aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Duas fabricantes fizeram a solicitação à Anvisa, sendo o Butantan e a Fiocruz, para a Coronavac e a de Oxford, respectivamente.

No entanto, o Ministério da Saúde assinou contrato apenas com o Butantan, até o momento, para a aquisição de 46 milhões de doses da vacina fabricada pelo instituto, mas outros imunizantes em negociação, e que tenham aval da Anvisa, serão incorporados e distribuídos a população.

Em reunião na última sexta-feira (8), representantes do Ministério da Saúde e do Instituto Butantan firmaram que todas as vacinas produzidas pelo laboratório paulista serão adquiridas pelo Governo Federal e incorporadas ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

Desta forma, todos os estados receberão as doses simultaneamente para dar início a imunização, em logística integrada entre o ministério e as secretarias de saúde estaduais e municipais.

Em Mato Grosso do Sul, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, já afirmou que uma força-tarefa foi montada para encaminhar as doses aos 79 municípios do Estado em tempo recorde, de até 48 horas.

Conforme Resende, o Estado já tem agulhas e seringas suficientes para dar início a vacinação, além de processo de compra de mais equipamentos para toda a campanha, que deve durar meses.

"Serão quase 600 postos de imunização nos 79 municípios", afirmou Resende.

A campanha deve começar tão logo os imunizantes recebam autorização da Anvisa - para uso emergencial ou o registro definitivo, e a vacinação será disponibilizada a todos de forma gratuita.

Logística e o calendário da campanha de vacinação ainda não foram divulgados, portanto, ainda não há uma data definida para início da vacinação, mas expectativa é que comece ainda neste mês.

O resultado das solicitações para uso emergencial devem ter resultado divulgado no prazo máximo de dez dias.