Em Maracaju, Escola Técnica Agrícola está sendo licitada pra ser referência no processo de educação do Estado

Em Maracaju, Escola Técnica Agrícola está sendo licitada pra ser referência no processo de educação do Estado

Compromisso de campanha da gestão Marcos Calderan e Mauro Christianini, a prefeitura municipal de Maracaju através da secretaria municipal de Educação está em fase de licitação da Escola Técnica Agrícola Municipal "Laurindo Stragliotto".

Um projeto inovador, a Escola Agrícola terá capacidade para atender mais de 400 alunos, entre o Ensino Fundamental e Médio Profissionalizante em conjunto com a secretaria municipal de desenvolvimento.

"São investimentos que vão desde a preservação do patrimônio público e, em especial no espaço de desenvolvimento do componente curricular, mantendo nossa grade, desde educação física, tão importante para a saúde física e mental dos nossos alunos; além de proporcionar condições adequadas de trabalho docente e estímulo aos nossos profissionais", destacou a Secretaria Municipal de Educação, Carolina Souza.


A secretária lembrou ainda que em 2011 e 2012, a Escola Agrícola funcionou com excelência incluindo de período integral, atendíamos 120 alunos do 1 ao 5 ano. "Foi fechado o projeto sem justificativas plausíveis, vamos atender 200 alunos na fase inicial do primeiro ao quinto ano do ensino médio," ressaltou a secretária.

A escola está em estado precário, e será totalmente reconstruída com recursos próprios e será mantida pela Prefeitura Municipal.



Escola Agrícola de Maracaju está abandonada há dois anos, em 2020 foi tema de discussões nas redes sociais. A população se mostrou descontente com o seu fechamento e a má utilização de uma repartição pública que era para ser exemplo de educação em Mato Grosso do Sul.

No ano 2015 a Prefeitura de Maracaju fez uma inauguração que ficou pouco mais de dois anos e em seguida encerrou as atividades da Escola.

O projeto que seria para atender 120 alunos inicialmente em período de internato. O Curso Técnico em Agropecuária seria para beneficiar crianças e adolescentes filhos de assentados, quilombola e indígenas que trabalham no campo que virou um pesadelo. Visitando o local o vice prefeito Mauro Christianini (DEM) em 2020, gravou vídeos e defendeu a volta da Escola Agrícola em um projeto amplo, moderno que atenda às necessidades da comunidade de Maracaju.

Foto: Hosana Lourdes

Fonte: Tudo Ms